Estresse, o grande vilão de uma pele saudável

Estresse, o grande vilão de uma pele saudável

19 / setembro por Agência LevelX 0

Você com certeza já ouviu falar do estresse, afinal, é considerado o mal do século. O estresse pode acarretar uma série de doenças que afetam o nosso organismo, como a ansiedade, a depressão, complicações cardiovasculares como infarto e AVC, agravo do diabetes e alterações do sono.

Mas não acabou, ele vai além, o estresse também causa o enfraquecimento da pele levando ao envelhecimento precoce. Isso ocorre devido ao excesso de tensão que faz com que o nosso organismo libere excessivamente o cortisol, fazendo nosso corpo refletir de dentro para fora, pois o estresse é responsável pela liberação de neurotransmissores que ativam a produção de radicais livres, neutralizando as proteínas, como o colágeno.

Isso acontece porque sempre que nos sentimos ameaçados, ocorre em nosso corpo uma reação química conhecida como “luta ou fuga”, você já deve ter passado por isso, como a respiração acelerando, aumento na frequência cardíaca, tensão muscular. Isso na verdade é o corpo se preparando para a necessidade de fugir de alguma “ameaça”. Até aí não há problema, a questão é que nosso organismo não está preparado para lidar com o estresse a longo prazo, e é por isso que ele causa tantos danos a nossa saúde e também a nossa pele. Pois, quando estamos estressados ou abalados psicologicamente, ocorre uma troca de informações entre o sistema nervoso e a nossa pele e se esses períodos são constantes ou prolongados, começam a surgir os problemas de pele.

E quais seriam esses problemas? Os mais comuns são a acne, olheiras, rugas, dermatite atópica, psoríase e perda de colágeno.

Por exemplo, o estresse causa um desequilíbrio hormonal que acaba aumentando a oleosidade da pele, e com isso ocorre o surgimento de cravos e espinhas.

Outra causa do estresse são as temidas olheiras e quem passa muito tempo tenso com certeza sofre com elas. Isso ocorre porque a área dos olhos possui os capilares, vasos sanguíneos extremamente finos e muito frágeis que se quebram em períodos de estresse, dessa forma favorecem o acúmulo de líquidos provocando as bolsas embaixo dos olhos e o escurecimento das pálpebras.

Quando estamos sob forte tensão, estressados, sem perceber acabamos por franzir a testa e as sobrancelhas com certa frequência, além de dormirmos pouco e isso desencadeia precocemente as rugas e linhas de expressão.

O estresse causa a perda de colágeno, o que torna a pele desidratada, sem brilho e flácida.

E há também a psoríase, que pode vir de forma leve ou intensa. São aquelas lesões que costumam aparecer em camadas avermelhadas e tendem a descamar. O estresse pode agravar bastante essas lesões, por isso é muito importante ficar atento e não deixe de procurar ajuda profissional, pois a psoríase tende a ficar indo e voltando, e em períodos de tensão piora muito.

Como vimos, o estresse pode provocar fortes reações na pele, e embora no rosto costume aparecer primeiro, não é apenas a pele do rosto que é afetada. Então, além de hidratação e boa alimentação, é importante que você evite ao máximo a carga de estresse para ter uma pele saudável.

 

0 Comentário(s)

Comentário

Preencha os campos abaixo.

Top